Mandala - Uma Conexão Direto com o Universo


   Segundo o Dicionário dos Símbolos de Jean Chevalier, "a mandala se resume numa manifestação de imagem do mundo, ao mesmo tempo que a representação e atualização de poderes divinos."

   Mandala é uma espécie de yantra que significa circulo, utilizada para alcançar estados  superiores de meditação. Tanto que corresponde a etapas de progressão espiritual, em outras palavras é a caverna do nosso coração.

   Carl C. Jung diz que a mandala é uma representação simbólica da psique. As imagens representadas nas mandalas se utilizam para o seu interior para favorecer a uma profunda meditação.



Pronto agora eu tenho uma ligação direta com os cosmos. 
Esta mandala consiste em 3 principais manifestações:

1° Cores dos Chakras
2° Pedras
3° Nó celta





Chakras

   Assim como a mandala os Chakras significa roda são canais condutores de energia no organismo. São vórtices em forma de flores, semelhantes a lótus. Em diversas culturas o Chakra é utilizado para a cura e o progresso espiritual. A pratica consiste em meditações que tem como efeito o equilíbrio dos seus centros vitais.

   Na doutrina Espírita os Chakras são chamados de centros de força e mantém relação com a energia que flui no Perispírito para o duplo etérico. Ou seja, os Chakras é o que ajuda o duplo etérico a completar o serviço de absorver e distrubuir fluidos vitais para o corpo físico.

   São no total sete Chakras que correspondem as sete principais glândulas do corpo humano, que vai desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça. Os Chakras também são representados por cores:  Base da Espinha (Vermelho), Abaixo do Umbigo (Laranja), Zona da Barriga (Amarelo), Coração (Verde), Garganta (Azul), Glabela (Anil) e Topo da Cabeça (Roxo).

   Gosto de ver a semelhança entre as Mandalas e os Chakras com a sequência de Fibonacci. Afinal a Mandala e os Chakras tem signifacados semelhantes, formas de flores, são camadas, são pétalas. As cores do Arco-íris estão ligados aos Chakras, concluindo que tudo que predomina na natureza, no universo e na energia vital está baseado na ciência da sequencia de Fibonacci.

  


As pedras

"Há um conto xamânico que o Criador vendo a escuridão da noite, pegou um cristal de quartzo e despedaçou-o em milhares de pedaços, jogando-os no Universo criou as estrelas. Os aborígines australianos chamam os cristais de luz solidificada."


   Elementos do Reino Mineral também são espíritos e por fazerem parte da evolução da planeta existe um poder especifico nelas. Cada pedra recebe e transmite energia, pode ser usada para curar, proteger, meditar.

   No Xamanismo as pedras existem na Roda da Vida e Medicinal composta por 36 pedras simbolizando o mapa da consciência.

   Usei várias pedras em volta da mandala exatamente para simbolizar um tipo de mapa da consciência. Mas no centro, O Anil, no  Olho-Que-Tudo-Vê, utilizei a pedra Ametista.

   Primeiro porque está relacionada com o meu signo, Áries. Segundo porque transmite paz, espiritualidade, inspira a cura e intuição. A Ametista transforma energia negativa em positiva e também ajuda na meditação, calma, além de abrir a mente para vibrações superiores. E finalmente trazendo o equilíbrio espiritual.





Nó Celta

  Além do design um tanto perfeito, especial e característico da história celta e irlandesa. Os nós representam que todos os caminhos são entrelaçados e infinitos.

  Portanto as semelhanças entre Mandalas, Chakras, pedras preciosas e todos os seres humanos encarnados e desencanados tem como natureza se entrelaçar infinitamente para toda a eternidade.

   A criação dessa Mandala foi essencial para encontrar meu equilíbrio. Me mantive calma e paciente para cada detalhe entalhado. E foi uma grande busca por todas as conexões que o universo concede.


   Por isso estarei em ligação com os cosmos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer Asa de Fada

Beltane - Deus Cernunnos e Deusa Mãe