Divino Espírito - Processo e Arte Final
Tenho uma história muito pessoal com esta pintura. Ela surgiu de um desespero para criar.
Esta pintura é um desespero e um anseio por inspiração e pela PAZ. É engraçado como os pintores, desenhistas, poetas, entre outros, não suportam por muito tempo a falta da criação. Essa abstinência nos sucumbe aos poucos e quase nos enlouque-se. E aquela sensação que tem coisa para sair dentro dessa caixola, mas não sai. Quem nunca sentiu?
Comum, porém único e próprio para cada um.
Diante dessa situação nada nos impede de pedir, implorar, rezar para que a inspiração nos domine. Alguns se trancam no quarto na esperança de se libertar, outros vê a solução em viagens. E outros aguardam, aguardam quase que "para sempre". Uma interminável espera pela imagem ou pensamento perfeito.
Normalmente pessoas impacientes e ansiosas quando encontram esta inspiração, o ataque a tela/papel acontece. E de forma quase assassina surpreendemos a superfície de criação. Alguns com raiva, outros com a delicadeza.
Por vezes a indecisão do ambiente de criação, o ambiente sonoro, o ambiente climático acabam atrapalhando no processo criativo. Inclusive podendo nos bloquear (novamente). Certas pessoas tem facilidade com isso, e apenas abstraem o que lhes convém.
No momento de criação estava pintando no quintal de casa, um calor insuportável acompanhado de um vento+chuva. Corri para uma área protegida coloquei meu fone com uma musiquinha calma e "mandei ver". Nunca tinha pintado com tinta óleo como neste quadro. Alias foi minha segunda pintura com tinta óleo.
É um história que poupo detalhes, mas foi algo DI-VI-NO. Literalmente...
"A inspiração, vinda seja da personalidade ou seja do ideal divino, é a forma que concretiza a arte. Os seres carnais a adquirem na Terra; seu espirito a completa no espaço." (DENIS, O Espiritismo na Arte)
Divino Espírito, como intitulei, caracteriza a calma e a paciência para obter sucesso nas nossas necessidades. Nunca estamos sozinhos em nossos momentos de criação, somos influenciados por pessoas, objetos e ambientes, portanto a calma e a reflexão é a solução para os problemas.
Hoje enquanto olho para este quadro no topo da escada de minha sala, vejo o misticismo, espiritualidade e proteção para meus pensamentos e criação. Quase como uma mensagem "Calma, o que é bom está para chegar."
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Uma ótima leitura com o livro
"O Espiritismo na Arte" de Léon Denis.
"Deep Within A Faerie Forest" de Gary Stadler & Wendy Rule

"Wolf Love" e "Musick and Poëtree" de Omnia
"Eden" de Faun

Fica ai minhas humildes indicações...
Comentários
Postar um comentário